O AÇAÍ E SEUS BENEFÍCIOS
O açaí traz muitos benefícios à saúde. É rico em vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais, etc.

O Açaí
O Açaizeiro (Euterpe oleracea) é a palmeira responsável pela produção do açaí, espécie nativa da várzea da região amazônica.
As formas básicas da fruta processada são: batida para o consumo imediato, sob a forma de polpa congelada e através da extração da antocianina, substância empregada nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias.
Estudos comprovam que o açaí tem alto valor nutricional, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento da pele e do organismo. Sua saborosa polpa espessa é matéria-prima para a fabricação de sorvetes, picolés, geléias, bebidas e alimentos energéticos, que tem conquistado cada vez mais consumidores pelo mundo afora.
Dos alimentos processados que contêm açaí, lançados no mercado mundial nos últimos 5 anos, 22% são representados por sucos, 12% bebidas energética/esportivas, 9% lanches, 7% sobremesas/sorvetes, 5% na categoria láctea e, por fim, 3% em doces e balas.

O MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL
No ano de 2015 houve um crescimento de 27,35% na produção, 10,86% em área plantada e 14,88% no rendimento, em relação ao ano de 2014.
Diferentemente dos consumidores brasileiros do Sul e Sudeste, que comem principalmente o açaí misturado com xarope de guaraná, banana ou granola, nos Estados Unidos ele é consumido puro e reconhecido como um suplemento alimentar dos mais poderosos. Suas propriedades antioxidantes são fortemente difundidas e isso vem fazendo a fama da fruta por lá.
Cerca de 30% da produção, são comercializadas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e os 10% restantes, direcionados para o Mercado externo, com os Estados Unidos participando com 54,35% e o Japão com 36,52% do total exportado.
O mercado do açaí encontra-se em franca expansão. Apesar do crescimento vertiginoso do consumo fora da região Norte, 60% da produção destina-se ao consumo interno dos estados produtores
